Se você como eu lava o cabelo em um dia e horas depois já sente ele super oleoso, pesado e com aparência de sujo, esse post é para você! Bora la!
O excesso de oleosidade nos fios acontece quando as glândulas sebáceas produzem uma grande quantidade de oleosidade e pode piorar muito se a pessoa sofrer de alterações hormonais ou estresse.
Lembrando que a principal causa de queda de cabelo é a oleosidade.
E quem sofre desse problema, sabe como é difícil controlar a oleosidade e manter os cabelos sedosos e com a aparência de cabelos limpos. Por isso vamos conferir alguns cuidados que você pode ter para evitar e controlar o excesso de oleosidade nos seus fios.
Cuidados
Existem algumas dicas que podem ajudar a controlar a oleosidade
Evite o uso de toucas, bonés, lenços, chapéus ou qualquer outro acessório que impeça a ventilação de couro cabeludo
Lave os cabelos diariamente ou no máximo dia sim dia não. Manter limpo é fundamental.
Não passe as mãos no cabelo, nem massageie o couro cabeludo. Isso estimula muito a produção de óleo no couro cabeludo.
Use shampoo com ph neutro ou os que são específicos para cabelos oleosos
O ideal é usar shampoo anti resíduo ou fazer uma esfoliação capilar pelo menos uma vez por semana
Aguá quente e altas temperaturas ressecam o cabelo e isso estimula ainda mais a produção de oleosidade
Ao usar mascaras, condicionador ou leve-in, passe sempre da metade do cabelo para as pontas e nunca na raiz
Cuidado com o condicionador, principalmente quem tem cabelo curto, já que não necessita de tanto condicionador e quem tem cabelos longos passe apenas nas pontas.
Evite cremes sem enxague, eles deixam resíduos no cabelos e podem gerar proliferação de fungos, aumentando a quantidade de sebo no local.
Pratique uma alimentação saudável já que doces ou alimentos com alto teor de gordura contribuem para agravar esse problema
Beba muita água. A água ajuda na hidratação natural do cabelo e a eliminação de toxinas acumuladas
Evite o uso do secador! Principalmente próxima da raiz porque o calor ajuda muito no aumento da produção de sebo.
Pré shampoo: Ele nada mais é que um shampoo usado para primeira lavagem. É indicado para todos os tipos de cabelo, mas traz mais benefícios a quem tem cabelo oleoso pois protege os fios de quem lava os cabelos todos os dias evitando a quebra e o ressecamento.
Shampoo para cabelos oleosos: Essa dica é bem obvia, mas muitos acham que é mito. Se você é um desses acabe com isso e acredite sim, empresas pesquisam e estudam durante muitos anos para lançar produtos específicos para cada tipo de cabelo, incluindo os oleosos.
Shampoo a seco: Pensa em um produto queridinho para quem tem cabelo oleoso, é esse!
É um spray que ajuda a retirar o sebo do couro cabeludo, mas deve ser usado em situações emergenciais, usar sem cuidado e sem pausa pode obstruir a saída dos poros de oleosidade pois também tem muitos resíduos.
Enfim, as dicas estão a disposição, e podemos sim amenizar os efeitos da oleosidade nos cabelos, mas se mesmo com todos os cuidados não melhorar, a melhor opção é procurar um dermatologista para fazer o tratamento adequado.