Natura, aquela marca que não para de inovar e sabe fazer isso muito bem, mais uma vez renovou sua imagem, especificamente da linha Aquarela. Bora la saber de tudoooo!
“+É+: Todas as cores de sua beleza” é assinatura da nova identidade da maquiagem Natura Aquarela, criada pela agência INOBI e que celebra a liberdade criativa brasileira. Ao abraçar o conceito de +É+ como sugestão para subverter a regra clássica do “menos é mais”, Aquarela faz uma convocação à delícia que é poder pintar livremente o rosto com cores que expressam a identidade própria e os seus sentimentos, sem se preocupar se o look vai “combinar” e, finalmente, se segue a moda ou os padrões do que se entende por bom gosto.
“O desafio da INOBI para o relançamento de Natura Aquarela foi o de resgatar a essência inquieta da marca. Somos uma equipe de profissionais criativos e inquietos; então para encorajar a marca a apropriar-se de sua legitimidade, apostamos na comunicação para ir além, sem a pretensão de seguir ou lançar tendências, mas de ser uma via para a construção de um legado criativo de brasilidade e beleza”, afirma Filomena Padron, Diretora Geral de Criação da INOBI.
A agência conduziu um coletivo de criação integrado por fotógrafos, maquiadores, editores de moda, diretores de arte e gestores da Natura – todos trabalhando juntos e de forma adaptada para conceber os caminhos criativos para seis ensaios de maquiagem Aquarela. A partir do conceito +É+, as seis expressões concebidas por esse coletivo de criação refletiram não só o brilho das expertises individuais – como os insights de moda aportados por Paulo Martinez, por exemplo -, mas também referências do universo cultural de cada um: nos ensaios fotográficos há uma diversidade de imagens alusivas tanto ao cangaço como ao movimento hippie, tanto aos elementos da natureza quanto ao clima new wave dos anos 80.
A Natura é uma empresa que, independentemente da magnitude de sua estrutura, mantém as portas abertas ao novo – ela instiga, provoca, estimula sua equipe e seus fornecedores a buscarem o novo. Por isso, para orquestrar o trabalho feito a muitas mãos, a INOBI portou-se como hub criativo difundindo uma nova experiência profissional pouco utilizada em agências de comunicação. A estratégia de criação do +É+ envolvia um princípio inédito e de alto risco. Em vez de um processo convencional, em que a direção de arte controla e articula as ações de todos os profissionais envolvidos, adotou-se um modelo incomum.
Beleza e brasilidade estão no DNA da marca Natura Aquarela
Maquiagem é a forma de expressão da beleza feminina que retrata a identidade pessoal, única e intransferível de cada mulher. Essa liberdade criativa e contemporânea valoriza cada detalhe da brasileira com legitimidade, realça a beleza interior e, ao mesmo tempo, permite a liberdade criativa da alma. “A cor sempre foi o fio condutor das histórias de Aquarela desde que surgiu em 2004. Muito identificada com o universo da cultura, da arte e da moda, a marca também é um convite permanente à ousadia, ao uso da maquiagem para a expressão de uma beleza criativa, sem medo do exagero. Uma beleza desbocadamente policromática – nesse sentido, com a cara do Brasil e sua diversidade colorida de gentes, paisagens e manifestações culturais”, descreve Renata Paioli, Diretora de Estratégia e Planejamento de Marcas da INOBI.
Aproveitando um termo que vem sendo utilizado por Aquarela nas revistas da Natura, o “borogodó” desse relançamento talvez esteja justamente na ausência de delimitações rígidas entre territórios criativos. Dentro da estratégia da INOBI, um dos propósitos da criação coletiva é justamente diluir as fronteiras entre maquiagem, moda e estilo. Por isso, a mulher brasileira pode e deve ser ousada, assim como as modelos da campanha, e expressar a sua individualidade das formas mais inventivas, por meio da pintura do rosto. A explosão de cores está em evidência o tempo todo porque tem tudo a ver com o olhar criativo – este sim, exclusivo e brasileiríssimo – que nós, como povo, lançamos sobre nossa multiculturalidade. O Brasil não é o único País constituído por indígenas nativos, europeus e africanos, mas só aqui surgiram sincretismos como o maracatu e o boi-bumbá, por exemplo, que também foram referências para os ensaios de Aquarela.
Para mais informações, acesse o site: www.inobi.com.br ou www.natura.net