O novo programa da Netflix, Ordem na casa com Marie Kondo, que estreou esse mês, tem feito a cabeça dos admiradores de métodos práticos para arrumação. A protagonista se chama Marie Kondo, uma guru japonesa que visita a casa das pessoas ajudando a colocar a casa das pessoas em ordem com seus métodos. Bora conhecer os truques e organizar sua casa!
A guru da arrumação é autora do livro “A Mágica da Arrumação”, um best seller com milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Foi considerada pela revista Time, em 2015, uma das 100 pessoas mais influentes do planeta, e os seus vídeos ensinando métodos de arrumar e organizar, tem milhões de visualizações.
A série tem 8 episódios em que apresentam uma família, geralmente super bagunceira, que recebem a visita de Marie e sua fiel ajudante a tradutora.
O método se chama “KonMari” é simples de ser colocado em pratica e pode ser adaptado a todos os cômodos da sua casa e até em alguns setores da sua vida. O segredo esta em categorizar tudo na sua casa, analisar cada item e manter na sua vida apenas o que te traz felicidade.
Sim, você não leu errado! Tudo que você for organizar, tem que se perguntar: Isso me faz feliz? E se a resposta for sim, pode manter.
Se a ideia da organização te animou, confira abaixo alguns passos indicados:
1. Imagine como você sua casa depois da organização
Antes de começar o processo, pare um tempo e imagine como você quer que fique cada cantinho da sua casa depois da organização. Isso torna o processo mais leve e pratico de ser conquistado e mantido.
2. Arrume tudo de uma vez!
Tem gente que prefere arrumar cada comodo de uma vez, organizar com calma cada pedacinho da casa, mas para a guru, quando se arruma as coisas aos poucos, tem grandes chances de nunca terminar,já que os outros lugares vão voltar a bagunça nesse tempo.
3. Não arrume cômodos, arrume categorias
Você deve arrumar por categorias, se for começar pelas roupas, arrume as roupas da casa inteira. Se for pelos livros, os livros da casa inteira, e assim por diante. Se for algo que tenha muito em sua casa, crie subcategorias para facilitar. A ordem mais fácil é essa:
• Roupas;
• Livros;
• Papelada;
• Itens variados;
• Artigos de valor sentimental.
Essa foi a parte que mais me causou impacto porque sempre arrumei por cômodos e até hoje tento manter organizado.
4. Livre-se do excesso
Nós temos o costume de guardar objetos que nem sempre tem utilidade. Quando for fazer a organização, tudo que for separando, se pergunte se terá utilidade no futuro e se te traz felicidade.
Se a resposta for negativa, não pense duas vezes em se desfazer. Fique com apenas o que te traz felicidade!
5. Estabeleça regras
Após completar o processo, estabeleça regras para de ter a disciplina de colocar tudo em seu devido lugar, você já teve o trabalho de encontrar um lugar para cada coisa, não custa nada se dedicar para manter essa ordem.
”Ainda que não tomemos consciência disso, nossos pertences trabalham duro por nós, desempenhando seus respectivos papéis todos os dias para nos ajudar. Da mesma forma que gostamos de chegar em casa e relaxar, nossas coisas suspiram de alívio ao voltar para o lugar a que pertencem. Dá para notar a diferença: quando tratamos nossos pertences com gratidão, eles duram mais e se tornam mais vibrantes.” (trecho do livro)
– Mais algumas dicas do livro de Marie Kondo:
• A melhor maneira de guardar bolsas é uma dentro da outra.
• Não compre produtos especiais para organização. A ideia é diminuir a quantidade de itens que possui, e não comprar mais.
• O objetivo de um presente se cumpre na hora em que o recebemos. Por isso, não tenha medo de se desfazer de lembranças que recebeu e nunca usou.
• Esvazie o conteúdo daquelas caixas onde guarda objetos aleatórios, como botões soltos, prendedores de cabelo, moedas, canetas e bloquinhos promocionais.
• Organize as roupas na vertical. O resultado final é algo como uma biblioteca de roupas.
O método é simples de colocar em pratica, e se você assim como eu não é nenhum Expert em organização, é uma ótima forma de começar.