Problemas com autoestima? E se eu te falar que existem várias maneiras de melhorar a sua autoestima e começar a ver a vida com outros olhos. Eu já tive muitos problemas com isso, e com alguns pequenos passos, tenho vivido por momentos incríveis que melhoraram muito a forma como eu me vejo e como levo a vida.
Quando eu digo que já tive problemas com isso, não quer dizer que não tenho mais, tenho meus momentos e sei que ainda tenho muito pra melhorar, mas não tem como comparar o que eu era, do que eu sou, é a mesma pessoa, mas a forma como eu me vejo e reajo as situações mudou completamente.
Aqui estão algumas dicas do que fiz pra iniciar a minha mudança e que pode te ajudar na sua também.
1- Identifique seus pontos fortes
Faça uma lista de suas habilidades e qualidades positivas, concentre-se em seus pontos fortes e reconheça-os.
Não meça suas qualidades pelos olhos de outras pessoas, pense em tudo que você faz bem, no que você sabe que é bom, não tenha medo ou vergonha de reconhecer isso.
2- Pare de se comparar aos outros
Evite se comparar com os outros e não principalmente com os padrões irreais que vemos nas redes sociais, ali é tudo ângulo, filtro e iluminação. Em vez disso, concentre-se em seus próprios objetivos e progresso.
3- Pratique a autoaceitação
Aceite suas falhas e imperfeições, aceite o que você não consegue mudar, e se der pra mudar, mude! Lembre-se de que suas imperfeições fazem parte de quem você é.
4- Cuide de si mesmo
Reserve um tempo para cuidar de si mesmo, tanto fisicamente quanto mentalmente. Isso pode incluir exercício físico, meditação, hobbies e outras atividades que você goste.
5- Aprenda algo novo
Tente algo novo e desafiador, como aprender um novo idioma, instrumento musical ou esporte. Isso pode ajudar a aumentar sua confiança e autoestima.
6- Seja gentil consigo mesmo
Fale consigo mesmo de maneira gentil e encorajadora, você não é os seus erros, não é o seu passado e muito menos o que pensam sobre você. Não se critique ou seja duro demais consigo mesmo.
7- Socialize
Mantenha contato com amigos e familiares que o apoiem e o incentivem, isso pode ajudar a mantê-lo positivo e motivado. Mas não se prenda apenas nisso, ouse conhecer novas pessoas com interesses parecidos com os seus, explore novas experiências.
8- Busque ajuda profissional
Se você está lutando com problemas de autoestima e não consegue melhorá-los sozinho, considere buscar ajuda de um profissional de saúde mental, como um psicólogo ou terapeuta. Eles podem fornecer ferramentas e técnicas adicionais para ajudá-lo a melhorar sua autoestima.
Bom, eu posso dizer que de 6 meses pra cá tenho colocado em pratica todas essas dicas e tentando me tornar a melhor versão de mim, mudando o que da pra ser mudado, aceitando o que não consigo mudar e indo atrás do que me faz feliz. Minhas tatuagens novas, cabelo, corpo, personalidade, estão refletindo a mudança que está acontecendo dentro de mim e faz muito tempo que não me sinto tão bem.