Na ultima semana aconteceu  a Beauty Fair aqui em São Paulo e eu estive la nos quatro dias da edição, conferindo as principais novidades  e vou trazer muitas delas aqui para vocês.  Mas antes vou falar um pouquinho com vocês sobre como foi  essa edição da feira pra mim, uma pessoa que vai a feira em busca de conteúdo. Bora la!

Antes de mais nada queria dizer que essa edição foi super diferente das edições passadas que fui, e entendo os motivos. A moda das “digitais influencers” tem sido cada vez mais conhecida e esse ano choveu de pessoas que se diziam blogueiras, youtubers e digitais influencers. Mas a verdade é que são poucas as pessoas que se dedicam a  criar conteúdo de qualidade, sem ter nenhum retorno na maioria das vezes.

Espaço digital
Algumas empresas chamam de espaço blog, blogueiras, espaço digital, e por ai vai. Mas a ideia do espaço é a mesma em todos os stands, apresentar as novidades as influenciadoras em primeira mão, para que nós que trabalhamos com isso tenhamos um contato com os produtos para darmos um feedback e criarmos conteúdo.
No final da visita a maioria das marcas preparam um kit de alguns produtos, com informativos, amostras, chamado de presskit, que super ajuda nós pequenas blogueiras que queremos criar conteúdo e muitas vezes não temos condições financeiras de investir em produtos.

Filas
Para visitar esses espaços pegamos grandes filas, que até a algum tempo atras não eram tão grandes. As filas chegam a durar algumas horas, e mesmo com as marcas se preparando antes e fazendo agendamentos antes do evento, as filas são inevitáveis.

Visitantes
O que mais ouvi na feira do ano passado das pessoas que visitavam a feira e que perguntavam sobre as filas, era: “Ano que vem eu venho como blogueira”, ou então, “Essas blogueiras são umas desocupadas que vem apenas para ganhar brinde”.
E infelizmente foi exatamente isso que muitas pessoas fizeram esse ano, o que dificultou e muito o trabalho de muitas meninas que levam a serio o que fazem.

Desrespeito
Acho que muitas meninas devem ter passado por situações que se sentiram desrespeitadas. Pessoas que no momento da “seleção” para entrarem no espaço digital, não tinham absolutamente nada que comprovava ter os requisitos mínimos para fazer parte, entrarem e ainda debocharem depois. Ou então os stands que limitavam a entrada de pessoas e distribuíram senha a qualquer pessoa, sendo que o lugar era nomeado como “espaço digital”.

Sala de imprensa
Esse é o meu segundo ano de sala de imprensa, e confesso que sou nova nisso. Nessa edição aprendi muito, conheci pessoas que me ajudaram a entender o funcionamento das coisas na sala de imprensa e esse foi um dos pontos positivos desse ano.

Blogueiras
Pensa em umas meninas amorzinhos! Aonde eu andava na feira, tanto na sala de imprensa, quanto nas filas, eu encontrei tantas meninas maravilhosas, que me motivaram, compartilharam suas historias e experiências, e isso muda tudo. Algumas em alguns minutos de conversa, senti como se conhecesse a vida inteira, e isso só fortalece. Torcemos umas pelas outras, e por mais que existam algumas meninas que não entram nesse quadro de humildade, ainda sim as que não se ajudam são uma pequena minoria.
Eu tenho muito orgulho das pessoas que conheci.

Atendimento das marcas
Todo ano é a mesma coisa quando o assunto é atendimento das marcas. Algumas se preparam antes, com agendamentos e avaliações antecipadas e outras deixam para decidir o critério de seleção ao decorrer do evento.
E por incrível que pareça eu fiquei apaixonada por duas marcas em particular que não tiveram uma grande divulgação em relação aos agendamentos, mas que foram SUPER atenciosas, respeitosas e que me fazem acreditar no que eu faço. Elas são Floractive e  Let me be .

Enfim, como todo ano tem aquelas situações que deixam a desejar, esse ano foi bem desorganizado comparado as edições anteriores, com coisas básicas como o lixo por exemplo, que no primeiro dia simplesmente não tinha. E deu para sentir que algumas coisas foram corrigidas nos outros dias. Mas o que mais me chocou nessa edição foi a postura das pessoas, furtos, pessoas pisoteadas, discussões, brigas, credenciais falsificadas. Então, acredito que o que tem regredido é a postura das pessoas, porque mesmo com todas essas situações a feira foi maravilhosa, encontrei o que fui buscar e muito mais do que isso, mais um ano que eu evolui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *