Você já ouviu falar em biotina? É uma vitamina que pode ajudar o seu cabelo a crescer mais forte e saudável. Bora la saber tudo sobre essa vitamina magica!

Reprodução

Esse ano de 2019 uma das minhas principais metas é deixar meu cabelo crescer com mais saúde e menos químicas. Mas isso não quer dizer que eu vá abandonar o colorido e tudo que faço para manter ele assim, só que vou fazer tudo com mais cuidado e amor.
E umas das coisas que mais me ajudou a evoluir em relação ao meu cabelo foi pesquisar, e muito. Ter conhecimento em tudo na vida pode mudar a sua forma de lidar com tudo ao seu redor.

O tema de hoje é biotina, mais conhecida como vitamina B7. Tem feito a cabeça da mulherada literalmente, graças aos compostos, na maioria das vezes em comprimidos, que prometem resultados milagrosos para se tornar uma “Rapunzel” em um curto período de tempo.
A biotina é essencial para a saúde da pele, unhas e cabelo. Veja os benefícios comprovados para a sua pele, cabelo e unhas:

Pele: Ela ajuda no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras o que acaba melhorando a saúde da pele. A ausência da biotina pode fazer com que a pele fique seca, escamosa e com vermelhidão em volta da boca e nariz.

Cabelo: A ausência da biotina pode causar a queda de cabelos e também fazer com que os fios fiquem enfraquecidos. Alguns especialistas acreditam que a biotina tem relação com a produção de queratina, proteína que compõe o cabelo.

Unhas: A falta de biotina pode enfraquecer as unhas.

Fontes da biotina
As principais fontes de biotina são o amendoim, as nozes, o tomate, a gema do ovo, a cebola, a cenoura, alface, couve-flor e amêndoa. A carne vermelha, o leite, as frutas e as sementes também contam com o nutriente.

Quantidade recomendada do nutriente
Bebê de 0 a 6 meses 5 mcg
Bebê de 7 a 12 meses 6 mcg
Criança de 1 a 3 anos 8 mcg
Criança de 4 a 8 anos 12 mcg
Jovem de 9 a 13 anos 20 mcg
Jovem de 14 a 18 anos 25 mcg
Adulto de 19 a 70 anos 30 mcg
Gestantes 35 mcg
Lactantes

É muito fácil encontrar a biotina em alimentos do nosso dia a dia, mas a casos de pessoas com deficiência desse nutriente, e os sintomas são:

  • Fraqueza nas unhas e cabelos
  • Calvície
  • Pele seca e escamosa
  • Vermelhidão em volta do nariz e da boca
  • Conjuntivite
  • Dermatite exfoliativa
  • Dores musculares e lassidão, acompanhada de aumento da glicemia

Bom, alguns suplementos estão a disposição no mercado. Tem para todos os bolsos e para muitos casos é uma ótima opção. Lembrando que em 2019 vamos ter muitos produtos testados e avaliados que prometem cabelão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *