Independente do seu tipo de cabelo, seja ele liso ou cacheado, longo ou curto, ele não é imune ao frizz. Principalmente em dias “úmidos”, aqueles fiozinhos teimosos insistem em aparecer e não tem pente que controle. Por isso trouxemos alguns truques para te ajudar, bora la!
Mas vamos entender primeiro o que é o frizz e porque eles aparecem.
Se você olhar uma imagem de um fio de cabelo ampliada, vai ver que ele é revestido por células sobrepostas que lembra escamas. Essas escamas são as cutículas do fio, a parte externa que é responsável por revestir a parte central do fio.
Quando o fio passa por algumas situações, as cutículas ressecam e se abrem, e isso forma o desagradável frizz.
O que pode causar frizz?
– Torcer os fios com a toalha
– Lavar os fios com água quente, além de ressecar os fios, pode deixá-los ainda mais oleosos e fragilizados.
– Utilizar o secador da maneira errada
– Expor os fios à umidade e chuva sem proteção
– Chapinha
– Excesso de máscaras aplicadas no cabelo
– Cabelos com muita química
– Chuva e umidade alta
– Uso errado de shampoo e condicionador para lavar os fios
São muitos motivos que podem levar ao aparecimento desses fiozinhos indesejados, mas o que fazer para que eles sumam? Alguns cuidados podem ajudar:
– Quando os fios estão quebrados e mais curtos, eles também têm uma tendência a desafiar a gravidade e ficar de pé. Evite puxar demais os fios ao pentear, não esfregue-os na toalha depois do banho e manuseie devagar, principalmente quando os fios estão molhados, que é quando estão ainda mais frágeis.
Faça esse processo com carinho e cuidado!
– O cabelo humano é sensível à eletricidade. Por isso, quando você penteia os fios com pentes ou escovas de plástico, os fios arrepiam. Prefira usar pentes de madeira, que é um material neutro e combate o frizz.
– A alta temperatura de secadores, chapinha, baby liss e afins a alta temperatura é outro fator que mexe com as cutículas e pode deixá-las levantadas. Use protetores termo ativados, que criam uma película protetora que evitam o problema, um bom truque é finalizar com um jato de ar frio, que ajuda a fechar as cutículas.
– Umidade é um super vilão! As moléculas de água no ar quando está muito úmido, se unem ao cabelo e modificam sua estrutura, o que também enruga e levanta a fibra, causando o frizz. Isso pode ser visto rapidamente em dias de chuva ou garoa.
O que ajuda muito é o leave-in. Use sempre. É sem enxágue e permanece nos cabelos protegendo da umidade. Pode ser leave-in, creme para pentear, óleos nutritivos ou qualquer outro finalizador sem enxágue e que dê resultado no seu cabelo.
Essas dicas vão te ajudar a manter seus cabelos livres dos monstrinhos. Agora ficou mais fácil ficar livre do frizz.