Ano começando com dicionario de cabelo! Se você esta começando agora nesse mundo de cuidados capilares, vai gostar de saber que o post de hoje é pra te ensinar alguns termos sobre cabelo que você precisa conhecer pra ingressar nesse mundo cabelistico. Bora, boraaaa!

Imagem de engin akyurt por Pixabay

Não sei se é impressão minha, mas há uns anos atras era tão mais fácil “entender” de cabelo. As mascaras eram pra hidratação, podia botar a mão dentro do pote, colocar um monte de óleo, e ficar com os cabelos maravilhosos. Mas hoje as coisas não são mais assim, existem uma infinidade de produtos, para todos os tipos e necessidades capilares, sem contar nas técnicas de tratamento, cuidados, receitas… é tanta coisa!
E pra te ajudar listei alguns termos que no começo me confundiam muito, e que super me facilitou a vida dar um google e aprender. Mas você não vai precisar sair daqui para encontrar respostas, é só continuar e se faltar alguma, comenta aqui embaixo que eu incluo.

Analise capilar: o nome diz tudo! É uma analise, feita por um profissional, onde é levantada as necessidades do cabelo e do couro cabeludo, e quais os melhores produtos e tratamentos.

Bad Hair Day: A tradução é bem literal, “dia de cabelo ruim”. É para definir aquele dia que você acorda com o seu cabelo rebelde, armado, difícil de arrumar.

Big Chop ou BC: É um termo inglês que traduzido significa grande corte. E o significado é bem literal pra quem esta no processo de transição capilar, em busca do seus fios naturais, já que é aqui que a parte do cabelo com químicas é cortada.

Botox: É um tratamento sem química para combater o frizz e o volume. Ele repõe a massa perdida e sela as cutículas, sem perder a ondulação natural dos fios.

CC Cream: Pra quem entende de maquiagem esse termo é bem conhecido, e para os cabelos não é muito diferente. É um produto multifunções, como: protetor térmico, hidratante, anti-frizz, desembaraçante, brilho, selagem das pontas e cutículas, enfim, é super pratico para quem não tem paciência de usar vários produtos.

Co-wash: Técnica de lavagem que usa apenas condicionador e exclui o uso do shampoo por conta do sulfato.

Condicionador seco: É um spray de brilho com óleos essenciais, que tem a função de abaixar o frizz, dar maciez e brilho para os fios. É como se fosse uma maquiagem para o cabelo e não um tratamento.

Cronograma capilar: É uma rotina de cuidados montada pensando nas necessidades do seu cabelo, com três etapas de nutrição, reconstrução e hidratação. Temos um post completassso sobre o assunto aqui também.

Day after: Com o bum das cacheadas, o “day after” virou referencia, e nada mais é que os dias que vêm depois da lavagem dos cabelos, é todo o espaço de tempo que vai do dia seguinte que você lavou o cabelo, até o momento da próxima higienização.

Defrizante: Os desfrisantes térmicos ajudam a proteger os fios do calor, criando uma camada protetora e evitando que ferramentas de calor, como secador, chapinha e baby liss, agrida os fios.

Detox Capilar: É um tratamento que limpa profundamente os fios, removendo as impurezas do couro cabeludo e controlar a oleosidade.

Gelatina capilar: Produto conhecido pelas cacheadas, a gelatina capilar é um produto de finalização, que lembra um gel mas com uma textura mais espessa.

Henê: O henê é um produto que colore e alisa os fios ao mesmo tempo, mas tem que ser usado com cautela, já que é incompatível com algumas químicas.

Inversão capilar: É uma técnica para estimular o crescimento dos fios, que não tem comprovação cientifica, mas que algumas meninas que fizeram por esse mundão da internet, disseram ter um bom resultado em apenas 7 dias.

Irisado: é um termo usado para se referir a tinturas que contam com um pigmento violeta que neutraliza o amarelado, dando um resultado uma cor mais fria.

Laces: São perucas com um aspecto mais natural, porque são feitas de cabelo humano, com uma tela que imita o crescimento dos cabelos, dando a opção de quem usar, adaptar da forma que achar mais natural. As laces viraram um acessório para quem quer ter um visual diferente, sem mexer no cabelo natural, e uma ótima opção para quem quer disfarçar alguma doença ou imperfeição.

Leave-in: É um produto sem enxague, utilizado com os fios limpos. Ele tem diversas funções, como o combate do frizz, protetor térmico, finalizador, sensação de alinhamento.

Liberado, Sulfatos, Petrolatos: Clique aqui, que para isso tem um post super completo.

Matizador: Quem descolore os cabelos, conhece sem esse produto. Mais intimo das loiras, o matizador tem a função de neutralizar o tom amarelado dos fios. Pode salvar também os cabelos que sofreram alteração da cor depois da piscina, praia ou chuveiro.
Para as coloridas, ele é essencial para conseguir a base para algumas cores.

Óleos vegetais: Uma das etapas do cronograma capilar, são óleos e gorduras extraídos de plantas, que ajudam a repor os nutrientes e formar uma barreira protetora para manter a hidratação nos fios.

Ombré hair: Técnica de coloração do cabelo, que mantém na maioria das vezes a raiz na cor natural e faz um sombreamento a partir das orelhas até as pontas dos fios. Pode ser feita com qualquer cor, inclusive fantasia.

Queratina: É uma proteína presente no corpo, responsável por manter íntegra a estrutura do fio. Com as agressões diárias, como sol, poluição, secador e chapinha, o cabelo acaba perdendo queratina, ficando poroso, quebradiço e ressecado. A etapa de reconstrução dos tratamentos capilares normalmente contam com queratina, para refazer a estrutura dos fios.

Transição Capilar: É um processo que a mulher deixa o seu cabelo natural crescer da raiz, sem utilizar químicas, e corta a parte com química para que o cabelo fique em sua forma natural.

Umectação: É um tratamento à base de óleos vegetais, com o objetivo de nutrir os fios.

Existem mais uma infinidade de termos que se referem aos nossos cabelos, mas claro que não da pra colocar todos numa lista. Esses são os principais e que causam mais duvida por se tornarem mais populares de uns meses pra cá.

2 thoughts on “Cabelo: Dicionario cabelistico pra você”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *