Uma cultura que sempre me atraiu pela riqueza, é a mexicana, pela riqueza de cores, principalmente quando o assunto são caveiras e catrinas.
E nessa ultima semana foi celebrado o “dia dos mortos”, isso mesmo, você não entendeu errado não, la é uma celebração, com musica, comida, dança, decoração e tudo que se tem direito, bem diferente de como é aqui no Brasil.
A celebração começa no dia 31/10 e vai até o dia 02/11, e além do México, se comemora também em alguns países da América Central e em regiões dos Estados Unidos onde a população mexicana é bem grande. E diferente do que muitos pensam, não tem nenhuma ligação com o Halloween, já que o “dia dos mortos” é uma festa mexicana católica e o Halloween é uma festa pagã.
O festival que hoje se tornou o “dia dos mortos”, tem origem asteca e acontecia no mês de agosto durando um mês inteiro. Era presidido pela deusa Mictecacihuatl, mais conhecida como “dama da morte” e hoje relacionada á La Catrina, personagem de José de Guadalupe Posada, e esposa de mictlantecuhtli, Senhor do “reino dos mortos”.
Divulgação
A “La Catrina” é uma representação da alta classe social, onde as mulheres se caracterizam, fazendo as pessoas lembrarem que as diferenças sociais não significam nada diante da morte.
É uma das festas mexicanas mais animadas, pois acredita-se que os mortos tem permissão divina para visitar seus entes queridos e amigos. No dia 01 voltam as crianças e no dia 02 os adultos, por isso, as pessoas enfeitam suas casas com flores, velas, incensos e preparam as comidas preferidas dos que já partiram.
Eles fazem um arco de flores que representa um portal e é por la que as almas passam.
Divulgação
É tudo tão lindo, tão cheio de cor, e tão incrível a forma como eles veem a morte, como lidam com a perda de uma forma que faz com que pareça apenas um até logo. Espero um dia ter a oportunidade de ver de pertinho essa festa linda, deve ser incrível estar la e ver ao vivo.
E para finalizar o post de hoje, vamos de makes inspiradas nas Catrinas.
*As imagens que continham seus autores foram devidamente sinalizadas, se você encontrar uma imagem que seja sua, mande um e-mail para contato@jackedavis.com.br que colocaremos os devidos direitos ou se preferir removeremos.