Nunca se ouviu tanto sobre cuidados capilares e principalmente sobre cronograma capilar. Mas você sabe o que é, e como montar o seu, para a sua necessidade? Bora descobrir tudinho sobre o assunto.

Imagem de Pexels por Pixabay

A primeira pergunta que devemos fazer é: 1-O que é um cronograma capilar?
O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os cabelos que tem três tratamentos principais: hidratação, nutrição e reconstrução. E cada uma das etapas oferece um cuidado especifico para a necessidade do seu cabelo, devolvendo os nutrientes perdidos ao longo do tempo e equilibrando a saúde dos fios.

2- Quem pode fazer um cronograma capilar?
Qualquer pessoa que queira ter cabelos mais saudáveis pode fazer um cronograma. Independente do tipo de cabelo, curvatura, necessidade, é indicado para todas nós, já que o objetivo é intercalar tratamentos para suprir as necessidades dos fios e auxiliar na saúde capilar.

3- Como identificar as necessidades do seu cabelo?
Uma boa opção é fazer um teste de porosidade, é uma opção fácil e rápido de ser feito e você pode saber a necessidade do seu cabelo. Já falamos sobre isso, clique AQUI e faça seu teste agora!

4- Quais são as etapas do cronograma?
São três etapas principais e cada uma delas tem uma função especifica para cada necessidade. Conheça cada uma:

Hidratação: Esse é o procedimento mais comum, e por muito tempo era o único procedimento que fazíamos no cabelo. Ela é responsável por devolver a água natural dos fios e nutrientes essenciais que são perdidos todos os dias, dá aquela sensação de maciez, brilho e a maleabilidade da fibra capilar.
*É a única etapa que pode ser repetida até 3x na semana.
Ingredientes essenciais: Extratos de plantas e vegetais, babosa, pantenol, aminoácidos, vitaminas e produtos á base de frutas.

Nutrição: A nutrição capilar também conhecida como umectação, é responsável por conservar a umidade natural do cabelo por mais tempo. Garante a proteção dos fios, que ajuda a evitar o ressecamento, frizz, pontas duplas e enfraquecimento da fibra capilar. Essa fase repõe os lipídeos naturais, que nada mais são que gorduras que o cabelo já tem naturalmente, e que conservam as cutículas alinhadas e fechadas, impedindo a perda da hidratação.
Ingredientes essenciais: As fórmulas contêm óleos vegetais ou manteigas.

Reconstrução: Essa fase é a salvadora em muitas situações em que os fios perdem muita massa por conta dos processos químicos, e ficam quebradiços e afinados. Procedimentos como alisamentos, descolorações, uso frequente de fontes de calor sem proteção, exposição ao sol, colorações, e muitos outros, podem acabar com a estrutura e saúde capilar.
Com a reposição de proteínas, a reconstrução capilar devolve a força e deixa o cabelo mais encorpado e resistente.
Ingredientes essenciais: Queratina liquida, proteínas, creatina, aminoácidos, arginina…

5- Como usar o cronograma capilar?
Programe-se para fazer os tratamentos que o seu cabelo mais precisa de forma que um complemente o outro. O primeiro é para cabelos naturais, que não passaram por processos químicos, mas sofrem agressões do dia-a-dia, como poluição.

O segundo cronograma é para cabelos que usam química e que estão ressecados, sem brilho e danificados.

E o terceiro é para aqueles casos mais extremos, que precisam urgentemente de um tratamento para recuperar.Dicas:
– Sempre comece pela hidratação.
– Nunca faça procedimentos sem dar a pausa de 24 horas.
– Não repita as etapas só porque sentiu que seu cabelo está melhor.
– Não pule nenhuma etapa.
– Faça o cronograma por no minimo um mês e no máximo seis meses.
Reconstrução não pode ser feita toda semana, dependendo da situação do seu cabelo ela é necessária, mas cuidado pois ela pode ter um efeito contrario se usada sem a pausa de 15 dias.

One thought on “Cronograma capilar: O que você precisa saber para montar o seu”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *