Sabe aqueles rótulos que na composição tem um monte de coisa escrito mas que você não entende absolutamente nada? Então hoje vou mostrar para vocês alguns componentes que tem em produtos para cabelo e para que servem. Bora la que agora a gente vai entender tudinho.

Moda foto criado por freepik – br.freepik.com

Já faz um tempo que eu trago resenhas aqui para o blog, e me sentia perdida em relação a composição, até pesquisar bastante e ler muito sobre o assunto. Não sou nenhuma expert nisso, nem sou formada no assunto, mas conteúdo existe de monte na internet para buscarmos conhecimento e aprender. E foi exatamente o que eu fiz, e vou tentar deixar tudo aqui de uma forma simples e clara para vocês entenderem também.

Primeiramente você precisa saber que a composição é obrigatória ter em todos os tipos de produto pela ANVISA, e o nome é INCI NAME ou International Nomenclature of Cosmetic Ingredient, que é nada mais que um sistema internacional de codificação da nomenclatura de ingredientes de cosméticos, reconhecido e adotado no mundo inteiro, criado para padronizar os ingredientes na rotulagem dos cosméticos.
E outra coisa que você precisa saber é que alguns componentes podem danificar os fios, grudar igual chiclete no seu cabelo, e em algumas situações, pela composição da para identificar o objetivo real do produto que nem sempre condiz com a embalagem.

– Preste atenção na ordem dos fatores
Como nos rótulos alimentícios, os rótulos dos cosméticos também respeitam a ordem, sendo o primeiro componente o que mais predomina na formula. Então repare bem no objetivo do produto, e na ordem do componente. Um bom exemplo é se o produto é para umectação e o ultimo ingrediente é algum tipo de óleo.
Se tiver vários conservantes ao longo do rótulo e, por último, o “óleo de coco”, saiba que aquele produto é pura enganação e não vai trazer o benefício para seus fios que você esta esperando.

Isso vale para todos os produtos e indicações. Dependendo do seu objetivo, o componente principal deve estar no primeiro ou em um dos primeiros lugares dos ingredientes daquele produto, assim como falei nas dicas acima.

– Reconstrução: Componentes presentes em produtos que promovem a reconstrução dos fios, geralmente são queratina, creatina, colágeno e proteínas hidrolisadas, cisteína e aminoácidos.
– Nutrição: Componentes responsáveis pela nutrição/umectação. Geralmente são óleos vegetais tais como: óleo de coco, argan, macadâmia, abacate, amêndoas, oliva. E as manteigas de cupuaçu, karité, cacau, murumuru, ceramidas e tutano.
– Hidratação: Componentes que promovem a hidratação dos fios, recuperação de água. Geralmente são vitaminas, silicones, extratos vegetais de plantas e frutas, pantenol, glicerina, mel e açúcares.

– Rótulos complicados precisam de atenção dobrada
Tem alguns rótulos que são super complicados e lembram formulas químicas. Muito cuidado com esses produtos, quanto mais simples for o rotulo, melhor. Não é errado ter nomes complicados, já que quase todos tem elementos químicos e conservantes, mas se esses nomes vem em excesso, e os reais componentes que atendem a necessidade que o produto promete vem em segundo plano, tome cuidado, talvez esse produto apenes condicione o seu cabelo e nada além disso.

– Alta tecnologia funciona
Com toda certeza você já deve ter ouvido falar em produtos de “x tecnologia” que promove “x resultado milagroso”.
Por mais difícil que seja de acreditar, produtos que tem formulas químicas desenvolvidas com alta tecnologia, possuem muito mais chances de te dar resultados que as propagandas falam, já que a formula foi desenvolvida para atender x necessidade.

Esse tema é super amplo e abrange muita coisa, esse foi o primeiro post sobre esse assunto e nas próximas resenhas vou tentar detalhar um puco mais os rótulos dos produtos, e deixar esse tema destacado aqui no blog. Espero que vocês gostem e aprendam a dedicar um tempinho a mais para escolher os produtos que vocês usam com mais cautela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *