Você já ouviu falar em K-Beauty? Os orientais estão anos a frente quando o assunto é beleza, e hoje vamos entender melhor o que é esse booom e como podemos aprender com as coreanas a cuidar da nossa pele. Bora la!
A industria coreana ficou conhecida por lançar tendências com produtos inovadores de beleza lançadas bem antes que o mercado ocidental, se tornando referência e influenciado o mercado de beleza do mundo inteiro. E essa tendência além de força, ganhou nome: K-Beauty (k de korean; beauty de beleza).
As coreanas são conhecidas por serem exigentes quanto aos resultados prometidos pelos produtos e para ter uma pele perfeita, gasta duas vezes mais que as americanas.
O ritual de beleza combina 10 passos, 10 produtos diferentes ou mais, e promove resultados considerados muito satisfatórios.
Outro ponto levado em consideração pelas marcas é a embalagem. E tem três formas de pensar na embalagem na hora de comprar, confira:
Ki-dult: São embalagens com personagens fofos e conhecidos em produtos para adultos. A marca The Face Shop, lançou uma linha de cushin compacts com personagens da Disney e os 130 mil produtos foram vendidos em apenas dois dias.
Embalagens customizadas: São feitas de acordo com a necessidade especifica dos consumidores. Por exemplo, é difícil encontrar um BB Cream que combine com o seu tom de pele? Algumas marcas lançaram um produto que duplo que você mistura até alcançar o seu tom de pele.
Uma marca brasileira chamada Dalla Makeup lançou recentemente um corretor de base, com essa mesma proposta, onde vem duas tonalidades, uma clara e outra escura, e você mistura a sua base para alcançar o seu tom.
Ingredientes da fórmula em evidência: Como o creme para mãos da marca TonyMoly a base de maça, que para evidenciar o ingrediente principal, vem em uma embalagem com formato de maça.
As coreanas, diferente das brasileiras, focam os cuidados com a pele na prevenção e não no tratamento e elas seguem um plano de cuidado com 10 passos, antes de dormir e depois de acordar, um produto após o outro.
- Demaquilante à base de óleo para tirar a maquiagem;
- Água micelar para limpeza;
- Esfoliante;
- Tonificante;
- Sérum antirrugas;
- Tratamento – aqui, varia de acordo com suas necessidades, como melhorar a firmeza, eliminar a acne, diminuir as manchas, etc;
- Máscara facial;
- Creme para os olhos;
- Hidratante;
- Protetor solar.
O número de etapas e tipos de produtos varia um pouco, e pode chegar a até 14 em alguns casos, até mais!
Pode parecer entediante passar tanto tempo cuidando da pele, mas é exatamente o oposto. Christine Chang, especialista em k-beauty e co-CEO da marca Glow Recipe, cita o termo “skintertainment” (um neologismo que mistura a ideia de cuidar da pele com entretenimento e diversão): “As texturas divertidas e os conceitos de última geração tornam a experiência divertida e sensorial, e não uma obrigação.” Elas se cuidam porque gostam da experiencia, e não por vaidade ou necessidade.
Fique por dentro do glossário da K-Beauty
Sheet Mask: São máscaras faciais descartáveis feitas de papel, tecido ou gel preenchidas por nutrientes de acordo com as diferentes necessidades. A máscara em si cria um selo na pele que previne que os ingredientes evaporem e assim ajudando na penetração. No Instagram, virou mania selfies engraçadas com as tais sheet masks, já que elas vêm no formato de um rosto. Talvez as mais famosas sejam as de carvão vegetal ativado.
Cushion: Em português: almofada. Num primeiro momento, quando vemos a embalagem junto à almofada, parece que é um pó compacto, ou mesmo os não-tão-saudosos pancakes. Mas é uma base liquida, normalmente com nutrientes hidratantes, que é aplicada com o cushion – a ideia é dar leves batidinhas para que a cobertura fique bem leve. A esta altura, o aplicador já foi imitado por marcas como Dior, Maybelline, Clinique e Boticário. Portanto, não é preciso viajar até o outro lado do mundo para testar!
BB, CC, DD Cream: Estes chegaram no ocidente cerca de 2011. Trata-se de uma união de diferentes produtos no mesmo creme, como hidratante, protetor solar e primer, tudo isso com pigmentação para substituir a base. O mais popular por aqui é o BB Cream – os outros dois tem ainda mais ingredientes.
Marcas mais populares:
- Amorepacific
- Sulwhasoo
- Iope
- Etude House
- Tony Moly
- Laneige
- Innisfree
- Missha
- Cosrx
- Blithe
- Clio
- Dr. Dream
- The Faceshop
- Mizon
- Shangpree
- Whamisa
Esse foi um resumão sobre o assunto, em breve teremos um post sobre as marcas mais populares de K-beauty. E vocês, já conheciam?