Muito se fala em PH quando o assunto é cabelo, mas você sabe o que é, ou porque é tão importante prestar atenção na hora de comprar os produtos certos para o seu tipo de cabelo? Bora la aprender um pouco mais sobre o assunto.
O símbolo PH significa potencial de hidrogênio livre e serve para ter referência de acidez e alcalinidade e é importante compreender o significado de PH para determinarmos os produtos a serem utilizados e aplicação.
As substancias na escala de PH (que varia de 0 a 14) é determinado da seguinte forma:
Todas as soluções que tem PH abaixo de 7 são definidas como ácidas que fecha a cutícula do cabelo.
Todas as soluções que tem PH acima de 7 são definidas como alcalinas que abre a cutícula do cabelo.
Todas as soluções que tenha PH igual a 7 são definidas como neutra que não são nem ácidas e alcalinas.
O cabelo, pele e as unhas tem PH entre 4,5 e 5,5 que é considerado levemente acido ou pode ser chamado de PH fisiológico. Por isso os produtos que entram em contato com o corpo humano e que são chamados de neutros, tem que ter PH igual aos do cabelo, peles e unha ou bem próximo.
E em relação apenas ao cabelo, o que podemos entender?
Produtos que precisam abrir a cutícula do fio para mudar a estrutura da fibra capilar tem pH alcalino, como colorações, alisamentos, relaxamentos e descolorações.
E o PH ácido fecha a cutícula capilar, e ajuda a preservar a cor depositada nos cabelo assim como outros tratamentos hidratantes. Por isso devemos tomar cuidado com o PH muito alto pois é ele que faz com que o cabelo fique com pontas duplas, poroso, quebradiço. Os shampoos anti-resíduos costumam tem um PH acima de 8, por esta razão, abrem as cutículas e conseguem retirar com mais facilidade os resíduos de produtos dos fios.
De modo geral, os produtos para os cabelos devem variar nos valores de pH ideal conforme abaixo:
- Condicionadores, máscaras, ampolas e outros tratamentos enxaguáveis: PH de 4 a 6
- Creme de pentear e outros produtos sem enxague: pH de 4,5 a 6
- Produtos para escova ou chapinha: PH de 5 a 6
- Shampoos, No Poo e outros produtos para limpeza dos cabelos: PH de 5 a 6
- Produtos infantis: PH de 6 a 7
Por isso é sempre bom consultar um profissional antes de realizar qualquer procedimento químico nos cabelos em casa, não da para ver a estrutura do fio sem ter um pouco mais de conhecimento e por isso muitas pessoas sofrem os famosos “acidentes” com produtos químicos. Tudo que meche com a estrutura do cabelo pode sim ser algo irreversível.
Quanto mais eu entendo sobre o assunto menos risco eu corro! Espero ter dado uma clareada no assunto já que é algo super complexo e se falar em termos técnicos ninguém iria entender, mas hoje temos uma infinidade de produtos que trazem o PH na embalagem e quanto mais conhecimento temos, maiores as chances de não cairmos em propagandas enganosas e em ciladas capilares.
Espero ter ajudado!