Já ouviu falar de pré-poo? Uma técnica super simples e acessível que vai ajudar seu cabelo a ter pontas saudáveis e dar adeus ao ressecamento.
Se a dica é baratinha e eficaz, eu faço questão de trazer aqui para vocês. E a dica de hoje não é novidade, mas como comecei a fazer a pouco tempo, gostei, e quis compartilhar minha experiência por aqui também.
As mais antenadas em assuntos capilares já devem conhecer e até fazer o pré-poo no cabelo, mas eu sempre usei o básico e evitei o máximo de trabalho extra no meu cabelo. Mas como decidi deixar crescer, sem abrir mão das cores fantasia e dos processos químicos, estou testando o máximo de dicas que me ajudem a ter um cabelo longo e saudável.
O que é o pré-poo?
O pré-poo é uma pré lavagem, uma proteção para que os seus fios recebam a limpeza sem agredir, levando em consideração que shampoos com sulfato retiram a oleosidade natural dos fios. É muito usada pelas cacheadas, já que a oleosidade do couro cabeludo não consegue chegar até as pontas dos fios, causando mais ressecamento depois da lavagem. Mas no meu caso, meu cabelo é alisado e eu faço uso de secador e chapinha, o que contribui para o ressecamento extremo das pontas.
Pra que serve a técnica?
O principal objetivo da técnica é ajudar a manter a oleosidade natural dos fios. Ela protege os fios, evitando que na hora de lavar o cabelo, o shampoo retire junto com a sujeira, a oleosidade natural, causando ressecamento, principalmente nas pontas que já tem mais dificuldade de receber a oleosidade.
Como fazer?
Pra fazer a técnica é bem simples e você só vai precisar de um produto emoliente para cabelo. Pode ser um condicionador, máscara, óleo vegetal ou qualquer produto que crie uma película protetora no seu fio.
Você vai aplicar esse produto nas pontas do seu cabelo, dependendo da situação pode ser do meio até as pontas, pelo menos uns 15 minutos antes de lavar o cabelo. Depois é só aplicar o shampoo e lavar como de costume.
Para quem a técnica é indicada?
O pré poo é indicado para todos os tipos de cabelo, seja ele cacheado, liso, crespo, ondulado, natural ou quimicamente tratado. No meu caso, faço uso de chapinha, secador e químicas, e tenho um bom resultado.
Como eu faço?
Eu tenho o cabelo comprido e com volume, e meu cabelo acaba pedindo por muito produto, não tenho bolso pra usar produtos caros para isso. Então sempre uso mascaras mais baratas e acessíveis como Skala, Skafe e Salon line, que são marcas que vendem versões de potões á um preço bem baratinho. Outra coisa que faço é usar máscaras que já não me dão bons resultados, ou que estão perto de vencer apenas para isso. É uma boa opção para não desperdiçar produtos, muitas vezes até misturo aqueles pouquinhos que ficam nos potes e que não dá para fazer uma aplicação no meu cabelo.
Fica a dica!