Para inaugurar o assunto seriados, que vai ser bem falado por aqui, vamos começar com um que vem fazendo sucesso e é baseado no livro “Thirteen Reasons Why (2007), de Jay Asher e adaptado por Briam Yorkey para Netflix. Bora la conhecer!

A série toda gira em torno de Clay Jensen (Dylan Minnette), um estudante do ensino médio que recebe na porta de sua casa uma caixa com 7 fitas cassetes gravadas por Hannah Baker (katherine Langford), uma garota que cometeu suicido dias antes e narra nas fitas os 13 motivos que fizeram ela tirar a própria vida, pela visão dela.
Cada fita narra situações e reações vistas e vividas pela jovem, principalmente na escola. Algumas bem comuns, outras inaceitáveis e por muitos momentos da para identificar pessoas conhecidas em alguns dos personagens e se imaginar em muitas das cenas.
Com o passar do seriado muitas questões bem serias são levantadas, como: bullying, machismo, homofobia, abuso sexual, drogas, omissão familiar e o tema principal de toda historia: o suicídio.

Eu assisti com aquela pontinha de esperança de que no final algo aconteceria, que fosse um sonho, e que ela ainda estivesse viva. E foi uma mistura de sentimentos porque da para identificar pessoas e grupos, e assim como eu, muita gente se encaixou em algumas situações, seja no presente ou na época da escola, acho que esse também é um dos motivos de ter feito tanto sucesso entre os adolescentes. Muitos seriam motivos e só perceberam ao assistir.
O suicídio da Hannah é algo que desde o começo da série é citado (não estou dando spoiler), e chocou muito o fato de ter mostrado a cena do suicídio nos mínimos detalhes, realmente é uma cena bem forte, fiquei pensando em como alguém chega naquela situação e mesmo depois de cada fita e de cada motivo, eu desejei que ela tivesse uma nova esperança.
O que gerou polemica foi a possibilidade de encorajar pessoas que tem tendências suicidas a se suicidar, mas acho que vendo de fora a situação fica mais fácil ter uma nova perspectiva, de ver como podemos mudar uma situação com pequenos gestos, temos que abrir os olhos e aprender a lidar com os sentimentos das pessoas, uma palavra, uma atitude ou como na serie, a falta de atitude , pode sim influenciar e muito a vida das pessoas.

Vamos conhecer o elenco:
➡ Dylan Minnette: Clay Jensen
➡  Katherine Langford: Hannah Baker
➡  Christian Navarro: Tonny Padilla
➡ Miles Heizer: Alex Standall

Divulgação Netflix

➡ Alisha Boe: Jessica Davis
➡ Tommy Dorfman: Ryan Shaver
➡ Ross Butler: Zach Dempsey
➡ Justin Prendice: Bryce Walker

Divulgação Netflix

➡ Devin Druid: Tyler Down
➡ Ajiona Alexus: Sheri
➡ Michele Selene: Courtney
➡ Brandon Larracuente: Jeff

Divulgação Netflix

➡ Brandon Flynn: Justin Foley
➡ Henry Zaga: Brad
➡ Steven Silver: Marcus
➡ Sosie Bacon: Skye Miller

Divulgação Netflix

➡ Kate Walsh: Olivia Baker
➡ Brian D’ Arcy James: Andy Baker
➡ Amy Haragriaves: Lainie Jensen
➡ Derek Luke: Mr. Porter

Divulgação Netflix

No mesmo dia em que a serie foi lançada, a Netflix divulgou “13 reasons why: Tentando entender os porquês“, onde o elenco, equipe de produção e profissionais da área da saúde, discutem as cenas que abordam as questões mais polemicas.
Se vale a pena assistir? Vale muito. Todos os assuntos polêmicos precisam sim serem discutidos, e incomodam porque não deveria ser uma opção tratar mal as pessoas, e nem tirar a própria vida mas cada um vai interpretar de uma forma e tudo na vida é assim. Tire o que puder de melhor, mas não veja tudo como verdade absoluta e me diga o que achou.

Para mais informações: www.thirteenreasonswhy.info

4 thoughts on “Séries: 13 Reasons Why”

  1. Essa foi uma das melhores séries que já assisti na minha vida, principalmente por falar de forma tão natural um assunto que é tratado como um tabu criminal! Acredito que o suicídio de alguém não é apenas problema de quem o comete, mas de todos que puderam fazer alguma coisa, mas que preferiram fechar os olhos em nome do próprio egoísmo ou conceito. Achei muito importante a abordagem da história mostrando a verdade nua e crua: se o suicida é egoísta somos tão egoístas quanto porque não fomos capazes de enxergar nos olhos do outro um pedido por socorro!
    Abraços 😊

  2. Está foi das séries que mais me impressionaram neste ano. Os últimos episódios foram totalmente diferentes do que foi apresentado no livro, foi mais como poderia dizer. chocante.

  3. Eu assisti uma parte dessa série e me encaixo nas pessoas que não gostaram da série. Não sei se fui só eu, mas vi muita gente romantizando a série, e isso logo me incomodou. Outra coisa é que os episódios são muito chato e arrastados… achei muita coisa desnecessária :p Mas, claro, essa é minha opinião, e eu entendo muito bem a repercussão da série, embora ache que as pessoas deveriam se preocupar sempre com suicídio, e não somente durante a acensão de um seriado (!).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *