Sabe aquele dia que você faz uma hidratação super potente mas nada acontece com o seu cabelo? O motivo é que o seu cabelo está muito ressecado e uma hidratação não vai resolver a sua situação capilar. O ideal em situações assim é fazer uma umectação capilar e você vai entender o motivo. Bora la!

Reprodução Pixabay

Umectação capilar é ideal para tratar das pontas ressecadas, e faz parte do cronograma capilar como uma das etapas mais importantes.

O que é uma umectação capilar?
A umectação é um tratamento realizado à base de óleo vegetal, e tem como objetivo nutrir os fios e repor a oleosidade que perdemos quando fazemos procedimentos químicos.
Essa etapa faz parte da nutrição e pode ser feita em todos os tipos de cabelo, mas principalmente em cacheados, crespos, crespissimos, em transição e quimicamente tratados.

Qual o objetivo da umectação capilar?
Essa etapa serve para ajudar a repor a oleosidade natural dos fios. Pode ser feito sem cremes, apenas com óleo, que combate o ressecamento de uma forma mais eficiente, além de ajudar a combater a quebra e o frizz.

Benefícios para o seu cabelo:
– Reduz a quebra
– Diminui o frizz
– Ajuda no combate ao ressecamento
– Melhora a porosidade
– Ajuda a eliminar a formação de nós
– Cabelos mais brilhantes
– Fortalecimento da fibra capilar

Reprodução

Quais são os melhores óleos para umectação?
Na hora de escolher o óleo para a umectação, é super importante que ele seja vegetal, porque são ricos em gorduras extraída da planta. E se você não sabe qual o melhor óleo escolher para a sua umectação, fiz uma lista com os mais usados no procedimento para você escolher de acordo com a sua necessidade.

Azeite de Oliva Extra Virgem: Essa é uma das opções mais acessíveis, porque é fácil de encontrar. O azeite possui antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células. Proporciona brilho e vitalidade aos fios.

Óleo de rícino: Esse é um dos queridinhos de quem faz o procedimento, além de ser considerado um dos mais potentes. O óleo de mamona é muito conhecido por seu efeito laxante, já nos fios ele hidrata e recupera os fios quebradiços, com queda e quebradiços, além de ser um potente auxiliar no combate a caspa e a oleosidade. Contém vitamina E, ácidos graxos, ômega 6 e ômega 9.

Óleo de Abacate: O óleo é extraído do fruto, não da semente. Ele ajuda na queda capilar porque é rico em lecitina, ômega 9, vitaminas A, D e E.

Óleo de coco: Ele está entre os mais utilizados nesse procedimento. É rico em vitamina K, E, ácidos graxos e ferro, a umectação com óleo de coco entra na fibra capilar, protegendo os fios e retendo a sua umidade natural.

Óleo de girassol: Ele ajuda a proteger os fios de ações externas, como o sol, piscina, praia, além de diminuir o frizz, combater pontas duplas, da brilho e maciez.

Óleo de manga: É um óleo mais leve, que trata sem pesar no cabelo. Possui vitamina B, vitamina A e complexo B, que ajudam no crescimento e estrutura dos fios.

Óleo de argan: Esse óleo contém vitaminas A e D que são fundamentais na recuperação e nutrição dos fios.

Como fazer a umectação capilar?
Existem algumas formas de fazer a umectação, mas vou colocar aqui a mais comum. Dessa forma você vai banhar o seu cabelo com o óleo antes de lavar.

1º passo: Antes de lavar o cabelo, aplique o óleo vegetal que você escolher mecha por mecha, enluvando o comprimento e massageando o couro cabeludo para ativar a circulação;
2º passo: Deixe agir por 30 minutos;
3º passo: após o tempo de ação, lave os cabelos.

Quantas vezes na semana posso fazer umectação?
Normalmente é feito a cada dias, mas dependendo da situação do seu cabelo pode fazer a umectação uma vez por semana, já que o fio pode ressecar com mais facilidade e está fragilizado.

Uma dica: Se a sua raiz for muita oleosa, muito cuidado para não colocar muito óleo e massagear essa região.

Esse é um dos procedimentos do cronograma capilar, e um dos que vou começar a fazer. Já fiz alguns testes com óleos assim, mas não comecei meu cronograma ainda.
E vocês já fizeram cronograma? Qual seu óleo preferido?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *